Governo Entrega Veículos para Apoiar Comunidades Indígenas em Mato Grosso
Sete caminhonetes e dois caminhões reforçam ações do Programa SER Família Indígena e Solidário, promovendo autonomia e melhoria de renda nas aldeias
Nesta segunda-feira (19), a Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc) entregou sete caminhonetes e dois caminhões para as ações dos programas SER Família Indígena e SER Família Solidário, em solenidade realizada em Cuiabá. A iniciativa, idealizada pela primeira-dama Virginia Mendes, busca promover a autonomia das comunidades indígenas e melhorar a qualidade de vida das famílias envolvidas, através de um investimento de mais de R$ 2,4 milhões, provenientes da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf).
Durante a cerimônia, a secretária de Assistência Social, coronel Grasi Bugalho, destacou a importância da ação: "A entrega dessas caminhonetes dará autonomia para a população indígena decidir o que é melhor para ela mesma e melhorar a renda, o que impacta diretamente na qualidade de vida das famílias e na comunidade como um todo". Segundo Bugalho, essa entrega marca a concretização de um sonho de mais de um ano e meio, aguardado pela primeira-dama.
Virginia Mendes, em sua fala, expressou sua satisfação em contribuir com as comunidades: "Estou muito feliz por estar entregando esses veículos, porque sei o quanto as aldeias precisam. Vocês merecem tudo isso, e nós estamos aqui para o que precisarem. A união entre governo, prefeituras, secretários, deputados e a Assembleia Legislativa dá resultados, e essa é a prova".
Para Kanawayuri Leandro Kamaiurá, liderança indígena da etnia Kamaiurá, do município de Canarana, a chegada dos veículos representa uma mudança significativa: "É a primeira vez que vemos um governo, por meio da primeira-dama, incentivando e se fazendo presente em nossas comunidades. Esse veículo vai nos ajudar tanto no escoamento de mercadorias quanto no deslocamento da população".
As caminhonetes e os caminhões serão utilizados em diversas ações dos programas SER Família, como mutirões e entrega de alimentos nas aldeias. As comunidades beneficiadas pertencem aos municípios de Canarana, Comodoro, Gaúcha do Norte, Juína, Novo São Joaquim e Querência.
A cerimônia contou com a presença de autoridades como o deputado estadual Max Russi, a secretária de Agricultura Familiar Andréia Fujioka, o superintendente de Assuntos Indígenas Agnaldo Santos, entre outros representantes do governo e lideranças comunitárias.
Com essa ação, o governo estadual reafirma seu compromisso com o fortalecimento das comunidades indígenas, proporcionando mais infraestrutura e condições para o desenvolvimento local e a geração de renda nas aldeias.
COMENTÁRIOS